Which European country has the most liberal drug laws?

Compared to the European Union and the U.S., Portugal's drug use numbers are impressive. Following decriminalization, Portugal had the lowest rate of lifetime marijuana use in people over 15 in the E.U.: 10%. The most comparable figure in America is in people over 12: 39.8%. Proportionally, more Americans have used cocaine than Portuguese have used marijuana. (...)

Time, 26/04/2009

Este post também poderia ser intitulado "Há alturas em que temos de dar o braço a torcer e admitir que nem tudo é negativo".

3 comentários:

Pedro martins said...

Nao sei ate que ponto esta lei iria resultar nos estados unidos, visto que a mentalidade e completamente diferente... como o post diz, a mentalidade de portugal e muito conservadora e na minha opinião é graças a esse aspecto é que portugal teve sucesso nesta lei. Nos estados unidos esta lei poderia piorar muito a criminalidade que rodeia o trafego de droga, porque as pessoas sabiam que mesmo que fossem apanhados nao iam para a prisão.
Para um país como os estados unidos a lei mais indicada era a pena de morte... eu sei que é uma ideia demasiada extrema mas pelo menos "resulta" nos paises do sudeste asiatico.

Susana Nunes said...

Quanto à diferença de mentalidades, concordo contigo. As leis têm de estar adaptadas a cada pais, o que resulta num pode muito bem ter consequências desastrosas noutro...
Quanto à "pena de morte", acho que é realmente uma medida demasiado radical, sobretudo no que diz respeito ao consumo de drogas! Por um lado, desde que isso não tenha impacto na vida de terceiros, acho que cada pessoa deve ser livre de consumir o que bem entender... Não termos liberdade de escolha sobre a nossa propria vida ou sobre o nosso proprio corpo é algo que me custa a aceitar. Claro que a minha opinião deixa de ser esta quando o consumo de drogas afecta a vida de outras pessoas, seja de que maneira for : "A minha liberdade acaba onde a dos outros começa", não é? Sei que é uma frase cliché mas é realmente algo em que acredito.
Por outro lado, ainda quanto à pena de morte, sinceramente acho que é um desperdicio de mão-de-obra e de possibilidades! Sim, as pessoas têm de pagar pelos seus crimes e têm de assumir as consequências dos seus actos. Mas quantas pessoas não são condenadas injustamente? A justiça é humana, logo não é perfeita... Mesmo as penas de prisão me fazem alguma confusão, confesso! De que serve obrigar uma pessoa a ficar fechada anos a fio? O que lhe estamos a ensinar? Com alguma sorte, é uma pessoa com cabeça e que decide mudar de vida ao sair da prisão. Mas quantas pessoas têm essa capacidade? Quantas não voltam a ser condenadas? E tudo isto às nossas custas... Não seria um pouco mais inteligente obrigar essas pessoas a trabalhar para a comunidade? Na minha opinião, muitas das pessoas que cumprem a sua pena de prisão e que saem em liberdade estão completamente perdidas. Primeiro, porque se apercebem que a vida continuou sem elas, segundo, porque provavelmente apenas conheceram uma unica "maneira de viver" antes de irem para a prisão... Se lhes mostrarmos que nunca é tarde para mudar, que ha mil maneiras de se viver, que se pode cultivar a terra, produzir, aprender uma profissão, que não estão sozinhos, que o mundo não é cada um por si, que outras pessoas passaram pelos mesmos problemas e cometeram os mesmos erros, que o perdão existe, que tudo é possivel... enfim! Tanto que se pode ensinar e tanto que pode ser dado de volta! Num sistema que não precisaria de financiamento, que poderia muito bem ser auto-sustentavel!
Tudo isto para dizer que, quando se pensa assim, não se pode deixar de ver a pena de morte como um desperdicio... :)

Pedro martins said...

Sim, tambem acho que essas medidas nao seriam más de todo.. para ser sincero quando falei na pena de morte foi um bocado sem pensar visto que eu até apoio a ideia de legalizar as drogas leves. As drogas leves nao fazem assim tao mal, até é bom para pessoas que sofrem de depressoes ou doenças cronicas e faz menos mal que o alcool.Acho a legalização de drogas leves so trás aspectos positivos...iria diminuir a criminalidade do trafego de droga e tudo o que o rodeia, o proprio país iria ganhar muito dinheiro com as taxas, etc...
Se o alcool e legal porque nao as drogas leves? Podemos ver o exemplo do estado da california que teve sucesso com a legalizaçao de drogas leves para fim medecinais.